quarta-feira, 27 de junho de 2012

15 anos de gente...

há coisas que eu não percebo como andam tão mal! hoje estive com um miudo de quinze anos que está no sétimo ano. na minha tentativa de estabelecer um dialogo, perguntei-lhe se a escola tinha corrido bem. ao que a resposta foi: nada, as notas vão ser bué da más. eu, parva da vida com a resposta, perguntei: então mas não gostas de estudar? resposta, obvia, nada, nem da escola nem de estudar... mas tenho que andar lá! eu sou daquelas pessoas que para mim está tudo mal neste moço. não consigo perceber um puto que não gosta de aprender coisas novas, nem está nem ai para elas, não percebo a naturalidade com que diz que as notas são péssimas, mas está tudo bem, sem perspectiva de fazer nenhum no verão, não percebo como não gosta de andar na escola mas "tem que". agora é obrigatório este puto andar na escola até ao décimo segundo ano, mas não se preparou cursos alternativos para quem de todo não quer lá estar. vai chumbar, vai. vai procurar uma alternativa, vai mas já chumbou três anos. não lhe devia ter sido logo colocada essa opção? andamos todos a pagar para este miudo andar a perder o tempo dele e a fazer perder o tempo dos seus professores, com projectos de recuperação e blá blá blá, porquê? como é que é possível que um miudo de quinze anos não tenha qualquer sonho/projecto/ambição/opção para a vida. é que não falta muito para ser adulto. ainda lhe perguntei o que ele gosta de fazer. a resposta foi pronta: nada. e a minha alma ficou parva e meu espirito despenteado!

5 comentários:

  1. Fiquei com a mesma reacção ao teu post, depois do que li...

    Infelizmente não se pode dizer que seja caso único... essa falta de objectivos, de perspectivas, de ambição, de responsabilidade... acho que lamentavelmente é o reflexo da nossa "juventude" actual...

    ResponderEliminar
  2. cada vez que penso nele ainda fico parva. e pergunto-me como é possível??!
    ***

    ResponderEliminar
  3. E perguntar aos pequenitos da primária o que querem ser quando forem grandes, e eles responderem que querem ser cantores, actores, jogadores de futebol, para ser famosos e ganhar dinheiro.... Nem cabeleireira para brincar com cabelos, nem astronauta, nem bombeiro como o meu pai, nem polícia, nem professora, nem veterinário para ajudar os animais...

    ResponderEliminar
  4. realmente marta! as coisas mudaram tanto dos nossos tempos para hoje!
    ***

    ResponderEliminar
  5. não é o caso único.... cada vez mais se vê "estados" destes... na minha opinião efeito de uma gradual perda de valores estruturantes de carácter e de vida... e exemplos que temos na sociedade.

    ResponderEliminar