quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

coisa de mulher


desde que começou o ano ando com um nervoso miudinho dentro de mim. sim a conjectura ajuda, os amigos a partir também  as dificuldades que se avizinham o medo do futuro, as noticias que são todas horríveis... para suprimir esse nervoso miudinho dou por mim a fazer coisas de mulher que me dão um gozo enorme! uma dessas coisas e, provavelmente só outras mulheres entendem, e fazer a manicura.  nunca tive grande paixão por coisas femininas, era mais ou menos só a depilação e desodorizante. mas noto-me a mudar. e este e um daqueles prazeres que me anda a dar gosto. não faço todas as semanas, antes 15 em 15 dias. mas sabe-me tão bem! 
uma vez ouvi uma estatística que durante a guerra o produto feminino que mais foi comprado foi o batom vermelho, porque uma coisa tão simples fazia a mulher feliz. começo a compreender perfeitamente o que se passou na cabeça dessas mulheres. não que estejamos em guerra, mas a necessidade de um simples miminho para melhorar os nossos dias. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

saldo de dezembro

em dezembro eliminei o termo dieta do vocabulário. tive três aniversários, jantares de natal, além do natal e ano novo, que justificaram a suspensão. decidi nem pensar nisso. porém não foi por isso que comi para além do normal fora destas comemorações. ora pequenos almoços ricos e correctos, muita água para ir fazendo trabalhar o organismo, todas as refeições fora de comemorações muito certinhas, lanches o habitual iogurte com aveia, e lá se passou o mês. saldo final: +2! mais dois no mês todo! pois não foi um desastre total! e posso dizer que só me voltei a pesar no dia 2 de janeiro, para nem pensar mais no assunto. e fiquei descansada da cabeça, nada de dor de consciência e ponto final. dia 2 de janeiro voltei à luta! ganhei coragem e pesei-me. olhei para a balança e disse temos pena mas estes dois têm que ir à vidinha que foram deliciosos a vir, e vai ser delicioso vê-los a partir! uma semana depois já foram 1,6! que delicia! e agora vou continuar a dieta e eliminar os 8 que faltam para ficar no peso ideal e perfeito! o desafio da joana vai me tentando, mas as receitas são deliciosas! e se não forem em dois meses vão em três. mas que vão vão! 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

folhadinhos de alheira

que bomba calórica sra colher de pau! mas que pequena delicia servi hoje como entrada! com uma combinação improvável estes folhadinhos de alheira são a solução ideal para uma entrada bem rápida e saborosa.  ficaram uns mimos! mais uma vez estejam atentos ao forno, eles ficaram prontos em 15 minutos.  a minha mãe sugeriu um arroz de feijão para acompanhar e faziam uma saborosa refeição. eu só provei um, que a dieta voltou em força, mas ficou difícil de resistir!


quando comprei a massa folhada não reparei que vinha pré cortada para croissant! assim os meus folhadinhos ficaram bem engraçados, uns em forma de croissant outros de forma de pequenas trouxas. bonitinhos e deliciosos! hmmmm
oh colher de pau o que me ri com a história do leite creme! sabes que já me aconteceu o mesmo! não imagino fazer uma viagem grande, porque eu nem dois quilómetros fiz e o leite creme não só ficou feito num oito como saiu da tigela e voou para o banco do carro! uma desgraça! estes folhadinhos podem passear à vontade no meu carro que são muito bem vindos!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

arroz malandro de pescada, tomate e coentros e bolo rainha

o fim de semana correu bem? por aqui no domingo tive direito a uma dor de cabeça que me deixou de rastos. mas não o suficiente para me afastar do meu desafio! em dia de reis fiz o meu primeiro bolo rainha! ficou muito bom, mas o meu forno deve aquecer mais intensamente e apesar da colher de pau recomendar 40 minutos ao fim de 30 o meu estava pronto e tostadinho! 

ele tem nozes por dentro, mas para a decoração utilizei apenas amêndoas.

o jantar foi o delicioso arroz malandro de pescada, tomate e coentros. eu faço um arroz destes com pescada ou bacalhau com muita frequência  mas com o cozer da pescada com os coentros e a pimenta fica divinal e fez toda a diferença, o truque da a utilização do caldo da cozedura na confecção do arroz que lhe da todo o sabor dos coentros e da pimenta torna o arroz muito mais saboroso! a repetir com certeza!

ele estava malandro, mas enquanto tirei a fotografia e não o molho desapareceu...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

quote of my day

Minimalism is a tool that can assist you in finding freedom. Freedom from fear. Freedom from worry. Freedom from overwhelm. Freedom from guilt. Freedom from depression. Freedom from the trappings of the consumer culture we’ve built our lives around. Real freedom.

creme de cenoura


e assim fiz as pazes com a colher de pau. um creme de cenoura quentinho para aconchegar a alma. os coentros ficam divinais. as natas foram light mas ficou igualmente maravilhoso, e a balança agradece.

lasanha de bacalhau com espinafres e carpaccio de ananás com hortelã acompanhado de sorvete de limão

03 de janeiro 2013

querida joana,

venho por este meio informa-la que me faz mal. então ainda nem passaram os reis, os meus dois quilos a mais na balança ainda cá estão quase instalados e, sai-se com esta na ementa? é que ainda não passaram três dias completos e já dei a minha primeira facadinha na dieta! ele há coisas que não se fazem. veja lá se no próximo livro se nesta semana coloca umas coisinhas mais leves, e que me deixem com menos dor de consciência. se amanha a balança me disser que os referidos cá continuam iremos ter uma outra conversinha.  é que a lasanha de bacalhau com espinafres é fabulosa. é daqueles pratos que se podem fazer para provar à malta que diz que não gosta de peixe que o come sem se aperceber. eu confesso que comi só um pedacinho, meia dose vá, para o pecado não ser tão grande, mas ficou divinal. dos deuses é a combinação do carpaccio de ananás com hortelã acompanhado de sorvete de limão. que não encontrei no blog mas é uma combinação mágica de sabores. nunca tinha comido sorvete. e fui desconfiada ao supermercado à procura. mas lá estava. mais confesso que não sou grande fã de gelados, mas o sorvete conquistou-me. a hortelã dá-lhe o tal toque dos deuses! comi uma dose micro que me deixou a chorar por mais. mas a dor de consciência e a esperança que amanha a balança me compreenda falou mais alto. para repetir em momento mais oportuno sem dúvida.
atenciosamente,
t

a lasanha de bacalhau com espinafres (da horta da minha mãe)















o safado do carpaccio de ananás com hortelã acompanhado com sorvete de limão

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

borrego guisado da avó


para 02 de janeiro estava agendado borrego guisado da avó, e foi o que fiz. apesar de ter chegado a casa quase às nove da noite e vir cansada fui felizmente surpreendida por uma receita muito fácil de confeccionar mas com um resultado delicioso! para verem são dez e vinte e já está cozinhado, comido e cozinha arrumada. uma receita que não agrada a toda a gente mas que para mim é de repetir. acompanhei com esparregado. bom apetite!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

espetadinhas de camarão com bacon


ai o que eu gosto de cozinhar! adoro, é resolução do ano novo cozinhar mais e mais saudável! há cerca de três anos que sou assumidamente fã da joana a.k.a. colher de pau! os mais atentos já viram umas quantas receitas dela por aqui. a minha bíblia é o primeiro livro dela, feito em casa. anda sempre as voltas na cozinha. as receitas são de uma maneira geral simples, saudáveis e saborosas, que é tudo o que se pede num bom petisco! este ano vou tentar seguir a cronologia das receitas no feito em casa! um desafio portanto que irá introduzir variedade na minha alimentação semanal! vou mostrando o meu desafio, inspirado no meu tão adorado julie and julia, numa de t et colher de pau! sempre que der dá quando não der paciência, mas vamos fazer por isso! esta é a receita de dia 01 de janeiro. espetadinhas de camarão e bacon. dei o meu toque pois claro: em vez de colocar em palitos individuais coloquei em pauzinhos de espetadas, e servi com grelos. não gosto muito de saladas no inverno, acho que o tempo frio pede vegetais quentinhos. ficou delicioso e visualmente muito apelativo! bom apetite.

2013


vai ser bom, vai ser mau
vai trazer sorrisos e vai trazer lágrimas
vão começar amores e terminar amores
vai ser fácil e vai ser dificil
vai nascer e vai morrer
vamos aproveita-lo agora já começou e agora vamos se optimistas porque vai ser um ano como tantos outros!