vi este
post divulgando esta história de uma mãe coragem e uma filha que, como todos nós, precisa de amigos para conversar. o texto é integralmente retirado do
blog da luna. aqui fica. e se conhecerem alguém com sindrome de down tentem colocá-lo(a) em contacto com a clarinha. o pedido é simples mas comoveu-me.
"chamo-me teresa, sou mãe da Clara e aprendi, quando ela nasceu, que "se não podes mudar os móveis, pinta as paredes" mas estou a precisar de ajuda para dar mais uns retoques de tinta.
a Clara tem 16 anos, síndrome de down, muitos amigos mas poucos que a entendam. não é difícil de entender, ela é só diferente e já tem perfeita consciência disso o que a tem levado, nos últimos tempos, a isolar-se num mundo só dela. é uma teenager com todas as qualidades dos outros teenagers, os milhões de defeitos e uma lógica ainda mais retorcida, mesmo que isso pareça uma impossibilidade. a Clara frequenta uma escola secundária que a maior parte dos amigos dela também frequenta mas se, até aqui, os temas de conversa eram simples e simples era também conseguirem dialogar, as especificidades foram-se tornando mais notórias e a conversa, muita, não passa da rama. a Clara sempre frequentou o ensino integrado e nas escolas por onde passou foi, durante muito tempo, a única menina down razão pela qual só recentemente teve contactos com mais outros dois miúdos como ela.
apesar de não haver graus nesta coisa da trissomia, ou está lá o estupor do cromossoma a mais ou não está, estas pessoas, tal como as outras todas, não são iguais e atingem patamares muito diferentes. a Clara tem algumas capacidades que se são muito gratificantes para ela a deixaram ainda mais isolada, pois se ela não se entende com a maior parte dos miúdos da escola também não se entende com os novos amigos que com ela frequentam o ensino especial. a Clara gosta de ler, de escrever histórias, de palrar no facebook, de cantar, de passar horas no youtube, de partilhar as tristezas e as alegrias que lhe vão na alma e a Clara tem também um raio de um sentido de humor que baralha quem é apanhado desprevenido ou quem não lhe topa a malandrice.
a Clara vive comigo e com a irmã mais nova e amigos não lhe faltam mas são poucos, muito poucos, os que falam a mesma linguagem e é para os encontrar que preciso da vossa ajuda. a Clara tem um perfil no facebook e seria muito bom poder comunicar com outros miúdos down ou com défices cognitivos. abram os ouvidos, os olhos e o coração e ajudem-nos a descobrir novos amigos para a Clara. sugestões, opiniões, desabafos, pedidos de contacto, podem ser enviados para o email pintarparedes@gmail.com.
e como, nestas coisas, nada melhor que dar a palavra aos próprios, fica o apelo há muito feito pela Clara no perfil dela do facebook.
bem vindo ao facebook venham a ver o facebook da clara boa sorte entra do facebook dela eu adoro muito obrigado"