quinta-feira, 28 de agosto de 2014

como eu acredito nisto!



sempre gostei de estudar. sempre achei que ir à escola era isto: aprender coisas novas, e sempre me encantou o mundo de coisas que não conheço. tenho interesses imensamente variados de botânica a anatomia, das leis de newton às teorias de einstein, de politica a sociologia. sempre adorei ler de coisas que não a minha área e aprender. sempre me ensinaram que o conhecimento não ocupa espaço e que ter conhecimentos de diversas áreas era fundamental. saber falar com toda a gente sempre me fascinou. e sinto-me super curiosa quando vejo alguma coisa que nunca ouvi falar. sou daquelas pessoas que anota e quando chega a casa perde um bom par de horas a estudar. estudei cadeiras que não eram minhas mas queria conseguir perceber e falar o que os meus amigos (nenhum tirou o mesmo curso que eu), estudei cálculo para ajudar um namorado na faculdade mais por curiosidade do que por amor. sempre gostei de estudar e aprender, mesmo que não fosse nada comigo. nunca entendi quem não gostava de estudar, não que gostasse de estudar tudo, houve coisas que detestei ou não me identifiquei, mas não foi por isso que deixei de me empenhar. era/sou croma assumida. anos passados do terminus da faculdade e ainda tenho saudades das épocas de exame. das marradinhas que dava. e assusta-me a quantidade de miúdos que oiço dizer que acham a escola inútil e não gostam de estudar. assim como me assusta a quantidade de gente que com o canudo na mão não investe na formação ao longo da vida. como assim? e actualizar? num mundo em que tudo muda como achar que os conhecimentos com dez, quinze, vinte, trinta anos ainda estão actuais? não entendo. acho que é uma falta de humildade. só é mesmo pena o preço muitas vezes da formação, e da falta de investimento das entidades empregadoras nas pessoas que emprega. mas não é só responsabilidade das empresas nem é só das pessoas. quando se pára de aprender, começasse a morrer. concordo e aclamo. tenho dito.



4 comentários:

  1. Eu concordo contigo. O meu avô sempre nos ensinou muito e que o saber não ocupa lugar. Era um homem muito culto e interessado, e tentou sempre passar-nos isso. Teve mais sorte com a minha irmã, que tem sempre sede de conhecimento. Eu não sou assim. Sou pouco interessada, é verdade. Não gostava de estudar, embora tivesse sempre notas impecáveis e tivesse entrado na melhor faculdade, com a média mais alta. Mas sou assim, não gosto assim tanto de ler ou de aprender. Faço um esforço :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas empenhaste na tua área com afinco! não ficas para trás :)
      ***

      Eliminar
  2. É bom saber que ainda existem pessoas cultas e interessadas por esse mundo fora, parece cada vez mais raro! Aliás no meio onde trabalho, estou rodeada por pessoas com escolaridade minima e faz-me confusão ver miúdos tão novos e tão estagnados!

    ResponderEliminar