quinta-feira, 28 de novembro de 2013

mas ninguém quer receber o seu dinheiro?

a devolução do dinheiro das cauções dos contadores da luz, água e gás termina daqui a mês! e a grande maioria das pessoas ainda não pediu o seu reembolso! São valores (19 milhões!!!!) que foram cobrados até 1999 e podem pedir o de pais, avós, tios já falecidos, desde que sejam herdeiros! e ninguém pede o dinheiro? que se passa neste pais? é só preencher um formulário on-line ou enviar uma carta com os dados! os meus pais já fizeram, ainda não receberam mas vi na reportagem que demora um tempito, vá uns anos! preguiça ou falta de informação? deixo a reportagem da sic de ontem aqui, vejam e se for o caso preencham o formulário no portal do consumidor para pedido de devolução de cauções! façam também por aqueles tios avós que não sabem ir à net. vá ajudem! gente?

terça-feira, 26 de novembro de 2013

democracia ameaçada

estive a ver a reportagem especial da sic, e posso dizer que me senti envergonhada com tanto que vi e ouvi. uma realidade que já tinha ouvido falar mas não tinha ideia que ia tão longe. estou desolada. a história não ensina a quem não quer aprender. que vergonha! hungria: não há liberdade de imprensa, não há direitos sociais, a extrema-direita a crescer a olhos vistos (30% dos universitários(?)), criminalização de sem-abrigos, perseguição de judeus e ciganos, ring a bell?

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

 
 
esta semana tenho que fazer todas as minhas refeições, mas não queria estar sempre a comer a mesma coisa, não sei se vos acontece mas eu acabo sempre nos pratos rápidos e práticos que todos conhecemos, e no fim da semana acabo a dizer como sempre a mesma coisa.... então hoje para quebrar esta barreira comprei a revistinha cozinha semanal, podem dizer que é o cumulo da preguiça mas vou seguir a ementa com algumas adaptações: fazendo carne num dia e peixe no outro, e fritos limitados a uma refeição semanal. a revista tem sugestões de almoço e jantar sempre com doce na sobremesa (dois por dia (!) uma tentação portanto). desiludiu por não ter nem uma sopa! nem uma na semana toda! como só cozinho para mim, vou fazer uma refeição para duas (almoço e jantar), ao jantar como com sopa que eu não dispenso (mas acabo sempre por fazer uma das três: legumes, grão ou caldo verde). assim na minha ementa semanal constam coisas lindas como: lombo de atum com risoto de limão (delicia só de pensar), arroz de salsicha fresca (solução económica), pataniscas de camarão (olhó frito da semana), tornedó com bacon (hmmm), feijoada de chocos (digno de almoço de domingo) e alheira com espeto de abacaxi (hmmmm). variada, saudável e a sair dos bifinhos com cogumelos e salda russa!

domingo, 24 de novembro de 2013

pele mista vs pele seca


a minha pele anda numa fase de indecisão: se está calor ou tempo ameno é mista, mas se vem o frio  (como o que tem estado) vira seca. mas seca mesmo seca, tão seca que coloco o creme de noite antes de dormir e chego à cama com a sensação que não coloquei qualquer hidratação. um horror. falei à minha mãe do meu problema e ela emprestou-me o sos dela o creme de noite vitamina e da body shop . coloquei ontem à noite uma dose generosa antes de ir para a cama (com a pele devidamente desmaquilhada e limpinha) e posso dizer que acordei com o rabo de um bebe na cara. hidratada como há muito não estava. amei. vou passar a fazer tratamento intensivo umas duas vezes por semana para manter a pele hidratada/saudável e aguentar o inverno. foi a primeira vez que senti esta mudança na pele mas já andei a pesquisar e diz que é normal. é preciso é estar atenta!

sábado, 23 de novembro de 2013

terça-feira, 19 de novembro de 2013

correr por uma boa causa!


corrida solidária: este ano vamos ajudar a “Cozinha Económica”, que tem um papel primordial junto dos menos favorecidos de Coimbra, pelo que solicitamos que colaborem com 2 €, o valor recolhido será entregue na integra aos responsáveis da instituição presentes no local! como não ir? 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

lágrima no olho #3


oh valha-me Deus esta não é uma lágrima, é assim um charco. um sonho. tudo o que eu quero está neste poema. é pedir muito? não digo mais nada que o poema diz tudo:

Someone to hold me tight, that would be very nice
Someone to love me right, that would be very nice
Someone to understand each little dream in me
Someone to take my hand to be a team with me
So nice, life would be so nice
If one day I'd find
Someone who would take my hand
And samba through life with me

Someone to cling to me, stay with me right or wrong
Someone to sing to me some little samba song
Someone to take my heart and give his heart to me
Someone who's ready to give love a start with me
Oh yeah
That would be so nice
I could see you and me
That would be nice

Someone to hold me tight, that would be very nice
Someone to love me right, that would be very nice
Someone to understand each little dream in me
Someone to take my hand to be a team with me
So nice, life would be so nice
If one day I'd find
Someone who would take my hand
And samba through life with me
Someone to cling to me, stay with me right or wrong
Someone to sing to me some little samba song
Someone to take my heart and give his heart to me
Someone who's ready to give love a start with me
Oh yeah
That would be so nice

Should've been you and me
I could see it would be nice
Should've been you and me
I could see it would be nice
Should've been you and me
I could see it would be nice

by 
VALLE, MARCOS KOSTENBADER/GIMBLE, NORMAN

domingo, 17 de novembro de 2013

vá lá

Com as temperaturas a descer, cada vez mais aumentam o numero de animais que encontram no carro o unico sitio quente para se abrigarem. Tenha atenção, dê uma vista de olhos, dê uma apitadela, tenha a certeza que não coloca em risco uma vida quando liga o seu carro.

enfiei na cabeça que queria um banco para a entrada de minha casa. acho muito prático para pousar a carteira ou o casaco, sentar-me para apertar os sapatos antes de sair, ou tirá-los ao chegar a casa. ando à procura do ideal há imenso tempo. agora encontrei um com imenso potencial no olx e a vendedora não há meio de me contactar! porque colocam anúncios e depois não dizem nada? é a minha primeira experiência com este tipo de compras mas não está a correr bem... vou aguardar.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

a primavera é sobrevalorizada!

é o que penso nestes dias lindos e solarengos que têm estado! e que sorte temos tido! gosto muito destes dias que acordo cheia de sol mas com um friozinho bom. continua a custar imenso a levantar, e hoje o sono baixou em mim que até dor de cabeça tenho.... mas estou à espera do rebentar da minha camélia que está cheia de rebentos! os malmequeres estão cheios de flores amarelas, rosas e brancas! as cores das árvores vermelhas em vários tons! é uma época linda! eu gosto deste passar de estações e de conseguir ver coisas boas em todas elas.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

tenho lido imenso sobre finanças pessoais. interesso-me pelo tema de todas as vertentes possiveis: por necessidade, por gosto de poupança (passado pelos meus pais), por moda (há dezenas de sites/blogs/tags sobre o assunto), por tudo. há quem escreva coisas fantásticas sobre finanças pessoais e eu gosto de ler. num dos blogs que sigo regularmente, o da rita, conheci a história da ashley. ela criou o blog para partilhar como se livrou da sua divida pessoal (de cartões de crédito), dos sacrificios que fez, das voltas que deu, do mais que trabalhou. o blog foi compilado num e-book que é gratuito no blog para quem quiser ler. e foi o que eu fiz este fim de semama, li não devorei! gostei muito, surpreende como ela chegou ao valor das dividas, por um processo de negação, o que a surpreendeu no processo de autosuperação, o que lhe custou e o que afinal não custou nada. tenho lido bastante sobre o libertador que é o não ter dividas, seja do carro ou da casa. e aqui há dois extremos: quem defende que é libertador não ter qualquer divida e poupar mais uns anos para depois ter essa liberdade, e quem vê este processo como uma prisão e prefere ter mais dinheiro disponivel para "fazer a vida". eu sou claramente dos primeiros. acho libertador. dito isto vou seguir os sete baby steps do dave ramsey aconselhados pela ashley. para preparar o futuro com baby steps do presente! para já baby steps número 2 (troquei com o baby step1): pay off all debt using the debt snowball. para já pagar o carro. tenho emprestimo a 5 anos mas depois de fazer contas acho que consigo em metade do tempo. e estou entusiasmada só de pensar.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

é só a mim?

tem me custado tanto, mas tanto, a levantar! está frio e o nariz e a testa fica arrepiado logo logo que acordo. e vou ficando na cama até ser impossível não me levantar, e ando sempre atrasada de manhã. isto tem que mudar, mas está difícil...

domingo, 10 de novembro de 2013

lágrima no canto do olho #2


esta ouvi no rádio do carro a ir para o trabalho. estava distraída com a música nem dei conta mas de repente: tau lá estava ela, no cantinho do olho parada. sem cair nem desaparecer, e lá ficou. queria eu ter a sorte grande, mas tenho que esperar um pouco mais. que poema lindo. o joão tem jeito. deixo-vos o poema e votos de boa semana!

Olha lá,
Já se passaram alguns anos
Nem sequer vinhas nos meus planos
Saiste-me a sorte grande
E eu cá vou
Gozando os louros deste achado
Contigo de braço dado para todo o lado
Eu vou até morrer ser teu se me quiseres
Agarrado a ti vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
Meu amor na roda da lotaria
Que é coisa escorregadia
Saiste-me a sorte grande
E eu cá vou
À minha sorte abandonado
Contigo de braço dado para todo o lado
Eu vou até morrer ser teu se me quiseres
Agarrado a ti vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
Olha lá,
Por mais que passem os anos
Por menos que eu faça planos
Sais me sempre a sorte grande
Agarrado a ti vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
vou sem hesitar
E se o chão desabar que nos leve aos dois
Vou agarrado a ti
Vou agarrado a ti
Vou agarrado a ti

coisas que não entendo no ginásio (II)

posso dizer mais algumas coisas que não entendo no ginásio? posso? assim tem que ser que aqui a confusão é minha!

  • gente que entra e sai do ginásio sem uma pinga de suor, sem fazer esforço nenhum. o que foram lá fazer?
  • gente que marca no ginásio só para falar com não sei quem. com tanto café bom e simpático na cidade...
  • gente que toma banho aos pares. oi? bff até no banho? ajuda a lavar as costas? terminar a conversa? oi?
  • mães que levam os filhos de 10 anos para o balneário feminino para tomar banho com elas. esta aconteceu-me a mim e tirou-me do ginásio durante duas semanas: o menino fica espectado a olhar para tudo o que é maminha e pipi por onde passa do cacifo até ao banho e vice-versa. não há limites para idades de meninos a acompanhar as mães? fiquei desconfortável, não gostei. mesmo.
  • gente ocupa, que ocupa os bancos todos com toalha, roupa interior, roupa de vestir, sapatilha aqui e ali, típica atitude é tudo meu.

não entendo! mas de resto os treinos vão bem. sinto-me bem a correr e especialmente a superar os meus objectivos de semana para semana! e esta tem sido a minha verdadeira motivação para ir ao ginásio regularmente.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

lágrima no canto do olho #1


anda uma versão do sérgio godinho nova de carinhoso, mas não sei porquê esta ficou-me. a voz da marisa monte ajuda muito. ando com a lágrima fácil, e tem músicas que bastam os acordos iniciais e tau já lá está. esta é uma delas. olhem só esta delicia de poema de 1917 (!):

Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo,
Mas mesmo assim foges de mim.
Ah se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero.
E como é sincero o meu amor,
Eu sei que tu não fugirias mais de mim.
Vem, vem, vem, vem,
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus.
Vem matar essa paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz,
Bem feliz.
Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz
by Pixingunha