segunda-feira, 2 de julho de 2012

staycation - coimbra


pois é aqui estou eu a apresentar sugestões para quem quiser conhecer um pouquinho da minha cidade, em resposta ao desafio da rita, do the busy woman and strip cat! vou dividir por categorias o meu top ten para simplificar a descoberta! como continua a ser um post muitooo procurado vou acrescentar e compor um boadinho :) espero que seja útil!

crianças
1. incortonável portugal dos pequenitos!



quem nunca foi não sabe o divertido que é e devia ir! guardem algumas horas para andar por aqui a passear porque vale mesmo a pena. a diversão é garantida!

2. o exploratório infante d. henrique!


este centro de ciência viva, bem perto do portugal dos pequenitos, é uma bela surpresa! cheio de actividades para delicia dos pequenos cientistas. pais e filhos vão ambos gostar!

cultura


é praticamente impossivel dissociar coimbra da universidade! para quem não andou nos corredores a estudar ou para quem só veio estudar e não visitou! fica a dica de passeio!  "o percurso pelo paço das escolas inclui visitas à sala dos capelos, sala do exame privado, sala das armas, varanda panorâmica, biblioteca joanina, capela de são miguel, prisão académica, torre da universidade, porta férrea e via latina. fora deste espaço, a visita faz-se também ao museu da ciência da universidade de coimbra."



aqui se escondem os segredos da fundação de coimbra. num espaço renovado vale a pena a visita tanto pelo museu como pela vista!
update: agora o museu tem um restaurante o loggia. para aproveitar uma vista clássica sobre a cidade num almoço ou jantar. deixo-vos o link do loggia.

para namorar
5. quinta das lágrimas


garanto-vos que vale a visita! e não serão os nem os primeiros, que lá passaram há muito, nem os últimos a fazer declarações neste cantinho! por favor não façam como muitos e andem a proclamar o vosso amor nos muros e nas árvores do cantinho, façam-no uns ao outros! e namorem muito que o canto merece!

para relaxar



junto ao rio para passar umas boas horas de relaxamento ou para aproveitar a movida nocturna. vale a visita!



um dos jardins mais antigos da europa! o jardim botanico encontra-se mesmo no caração da cidade! para visitas guiadas informem-se no site que vale a pena! tem espécies únicas, uma fauna e flora fantásticas, e muitas sombras para descansar se for este o objectivo. um optimo canto também para namorar!

para ir
8. quebra costas

vale a pena o cansaço de se perder na encosta que vai da baixa à alta, à universidade! subir o quebra costas pode ser desafio fisico, mas vale bem a pena! com loginhas tradicionais e modernas, com artesanato convensional a lojas alternativas, desde o arco d'almedina até à universidade, passando pela sé, todas as ruinhas têm cantos para explorar! percam-se nestes cantos com calçado próprio e sem pressa!
update: e tomem um copo no quebra. boa música e uma simpatia de gente. 

perto de coimbra


na realidade é em miranda do corvo, mas é para todas as idades! um parque cheio de coisas para fazer e muita diversão garantida! aqui os sorrisos são constantes e a vida sempre a crescer!

10. ruinas de conimbriga


para os amantes de história e não só! a vinte minutos de coimbra um excelente passeio e um magnifico museu renovado! vale a visita guiada, caso contrário só olhamos para pedras! tudo esconde história!

e mais teria para recomendar! espero que visitem! e boas férias!

update: querem programar? vejam a preguiça magazine: "Magazine online dedicado à música, cultura e artes em geral. De Coimbra para o mundo, marcamos encontro todas as semanas no Largo da Portagem. Depois não digas que não há nada para fazer".

update: o Turismo de Coimbra tem uma série de visitas guiadas, pelo que me apercebi muitas são gratuitas! Vejam tudo AQUI!

4 comentários: